Algumas grafias

Abaixo / A baixo
Abaixo pode ser uma interjeição (Abaixo o rei!), que expressa reprovação ou indignação, ou advérbio de lugar, sinônimo de embaixo (Caí abaixo da fonte quando era criança).
A baixo é expressão usada para estabelecer relações com as expressões “de alto” e “de cima”. Repare: No primeiro dia de aulas, olhou a professora de alto a baixo; Sujei-me de cima a baixo no sótão.

Abaixo-assinado / Abaixo assinado
Abaixo-assinado é um documento (Os moradores da favela do Espírito Santo fizeram um abaixo-assinado em que se queixam das condições habitacionais).
Abaixo assinado é expressão que se refere a quem assina embaixo (Eu, abaixo assinado, me comprometo a seguir o regulamento).

Acerca de / Cerca de / A cerca de / Há cerca de
a) Acerca de tem o significado de a respeito de. Exemplo: Acerca do homicida, a polícia não sabe nada.
b) Cerca de significa “durante”, “aproximadamente”. Exemplo: Eles namoraram cerca de (durante) quatro anos; Eram cerca de (aproximadamente) trezentos alunos .
c) A cerca de é expressão usada para dar ideia de distância. Exemplo: Recife fica a cerca de trezentos quilômetros de Natal.
d) cerca de remete ao passado. Exemplo: Há cerca de dois anos fiz uma viagem à volta do mundo. Pode indicar também quantidade: Nesta estante há cerca de trezentos livros.

Aparte / À parte
Aparte pode ser verbo (separar) ou substantivo (interrupção). Exemplos: Devemos apartar o trigo do joio; A palestra teve muitos apartes.
À parte é uma locução adverbial que significa de lado. Exemplo: Resolveremos nossos problemas à parte.

Conquanto / Com quanto
Conquanto
significa embora; ainda que; se bem que. Exemplo: Conquanto você não se interesse por mim, eu ficarei aqui.
Com quanto
refere-se a quantidade. Exemplo: Com quanto dinheiro você ficou?

Contanto / Com tanto
Contanto significa dado que; uma vez que; sob condição de que. Exemplos: Contanto que você estude, ficarei feliz; Você ganhará um presente maravilhoso, contanto que melhore seu comportamento; Contanto que não me ouviu, não conseguiu obter bom resultado.
Com tanto indica quantidade. Exemplo: Com tanto dinheiro é possível fazer inúmeras viagens.

Entendeu? Mesma pronúncia, mas significado e escrita diferentes. Fique atento.

 

Referência:

BECHARA, Evanildo. Gramática fácil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

 

 

Deixe um comentário